Pular para o conteúdo principal

Homenagem ao meu querido amigo...



Tenho um amigo, alguém que me ensinou muito, até mesmo quando silenciava e somente ouvia. Amigo que era capaz de me descrever como um lago sereno e tranquilo na superfície, apresentando grande turbulência em seu interior... Ninguém me descreveu tão bem assim... Talvez, por que me conhecesse melhor do que qualquer pessoa...
Era uma pessoa simples, que desde cedo convivera com problemas e pobreza, mas, que tinha alma nobre, espírito leve e muita, muita vontade de Ser. Conversávamos horas sobre nada e quando percebíamos, havíamos dito tudo. Companheiro querido de muitas conversas, sensibilidade de artista. Ganhei dele minhas primeiras e únicas serenatas, em uma época que já não era comum oferecer serenatas a alguém.
Eu sabia o que existia em seu coração e ele tinha medo de que eu soubesse...
Nos admirava-nos mutuamente e não havia tempo quando estávamos perto. Sentia no olhar, nos gestos e nas palavras a sinceridade que tem que existir em uma relação onde permeiam os sentimentos do verdadeiro amor.
Como manda o destino, nos afastamos, cada um seguiu seu caminho. Nunca perdi de vista o seu crescimento profissional e pessoal.                 Tenho certeza que ele sempre acompanhou o meu...em silêncio. Discretamente nossas almas seguiam juntas.
Certa vez, eu o reencontrei ao acaso. Abraçamo-nos, como fazem os amigos. Li em seus olhos a felicidade e nos meus a alegria do reencontro. Passaram-se tantos anos e ainda existia um elo tão forte entre nós que nos perdemos novamente no tempo. Quando nos despedimos, senti que nunca mais viveria um momento como aquele. De olhos úmidos, voz embargada... Abraçamo-nos como de costume, e ele me disse:
_ Não se apresse... Deus pode estar preparando alguém para você!
Nunca mais estivemos tão próximos...
E nos tornamos distantes, cada um seguindo seu destino. Nunca me esqueci dele, nem das serenatas, nem das longas conversas, nem do olhar fraterno que me envolvia.
Nunca tive a oportunidade de lhe dizer o quanto era importante pra mim.
Certa noite, no silêncio e na solidão do meu quarto...lembrei-me dele e do carinho que tínhamos um pelo outro, resolvi enviá-lo um email, onde descrevi a importância e valor que todas essas lembranças. Não obtive nenhuma resposta e, até pensei que o endereço estivesse errado, mas algo me dizia que precisava fazer. Precisava que ele soubesse o quanto foi bom conhecê-lo, o quanto era bom saber que alguém podia ler minha alma como só ele mesmo fazia e fez.
Passaram-se duas semanas e nenhum contato...
Visitando meus pais em minha cidade Natal, acordei em uma manhã de sábado com meu pai me dizendo:
_ Filha, aquele seu amigo, Sérgio, morreu!
Não consegui entender direito quem era e o que ele dizia. Havia sonhado a noite com o Sérgio, e não poderia ser a mesma pessoa. Depois de um tempo com os olhos úmidos e a alma dilacerada, confirmei o desencarne daquela pessoa que tornara bons dias de minha vida inesquecíveis.
Ele havia conseguido tudo que lhe faltava na infância. Terminara os estudos, era um profissional competente e admirado, casara-se... E, entrou em um mundo que não lhe pertencia... Não porque não merecesse...
Estive no velório dele... Minha alma triste... Meus olhos úmidos e a mesma voz embargada!
Acompanhei todo o trajeto do enterro em silêncio!
E segui pensando que aquela pessoa única e especial para mim, já não mais pertencia a esse mundo. Em meio há uma multidão,ele fora escolhido para ensinar-me generosamente o significado do Amor.
Wanderlúcia Welerson Sott Meyer
Publicado no Recanto das Letras em 06/05/2010
Código do texto: T2240830

Comentários

  1. Um texto emocionante, pois mostra o valor da amizade e a tristeza pela ausência e o Adeus.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, mostrando realmente o valor de uma amizade e o aprendizado com ela.Coisa que é muito difícil de encontrar hoje em dia.Você tem um dom todo especial.Fico muito orgulhosa de você.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, deixe aqui seu comentário!Grande beijo e seja sempre bem vindo(a)!

Gratidão

Certezas de Amor

Estavas ali, sempre estivestes. Não era matéria palpável Nem ilusão temporária Fazia parte dos dias Desde sempre... Um alento nos momentos de dor Uma esperança de amor Visitava-me nos sonhos Acariciava-me o rosto Registrava-se a presença Partia... Permanecia a sensação do encontro Serenidade pretendida Essência de sentimentos duradouros Suavidade que se sente Tal brisa suave tocando o corpo Indivisível êxtase Emoções desejadas Puras, intensas Tradução apropriada de Amor!

Amor maduro

Será preciso tempo para regenerar as lesões provocadas pelo desvario dos sentimentos. Não é possível afirmar se era amor de fato. Serviu como alento enquanto próximo estava. Agora, que apreende e absorve palavras proferidas sem nenhum compromisso estreito com a verdade, analisando frases soltas e atitudes contraditórias, percebe-se claramente a ineficiência das palavras que não condizem com a verdade. Realidade tão intensa quanto a fugacidade dos anseios de porvir. Confia cegamente na maturidade que se adquire, grata pelo aprendizado rápido e eficaz de que o amor, de fato, só existe nos atropelos da convivência, no encontro dos desajustes, no sentir mesmo nas turbulências, na expressão de respeito pelo que se é. Constância inconstante de emoções indefinidas e necessárias. Amadurecimento vagaroso determinado por momentos de desordem interna e externa. Cumplicidade que se expressa apesar dos enigmas e contradições de seres opostos que jamais se completam, apenas evoluem entre possív

Caminhos dicotômicos

Não lhe diria verdades, nunca as conheci. Tampouco desfecharia os inúmeros sonhos inconclusos que permaneceram latentes enquanto pensávamos estar no caminho. Nunca saberíamos se as estradas que escolhemos e as trajetórias que fizemos foram realmente escolhas. De fato, pouco valeria lastimar e fazer conjecturas. Basta-me a realidade detectada pela pupila dos olhos teus e meus, sentida na pele como distante toque etéreo. Adormecida, enquanto em vigília presumes e anseias o que jamais viverás. Reformulas vontades, despertando sorrisos que se encontram longe de ser o que desejas. Não seria lamento, apenas dúvida, suspeita de equívocos... Desconfiança de que, se os caminhos não fossem bifurcados e dicotômicos, se os desejos não fossem imaturos, ainda estarias ao meu lado. Wanderlúcia Welerson Sott Meyer