Pular para o conteúdo principal

Violência cotidiana e família




            Eu sou mineira, nascida e criada em Manhuaçu, um a cidade do interior que muito me ensinou sobre solidariedade, amizade, respeito e convivência. Também por ser mineira, cresci em uma dessas famílias que estão em extinção. Aprendi a respeitar o ser humano, a tratar as pessoas com igualdade, a usar os pronomes de tratamento Senhor e Senhora quando me refiro a pessoas mais velhas do que eu, a respeitar meus pais e a amá-los. Penso que muitas pessoas que lerem esse texto pensarão: isso está fora de moda. Pois estou sim fora de moda e educo meus filhos para também para não seguirem nenhuma moda. Nunca acreditei que dinheiro em excesso trouxesse felicidade. Aprendi que mais vale o calor de um abraço do que um caro brinquedo depositado na mão de uma criança (que certamente o deixará depois que a novidade deixar de ser importante), do colo oferecido sem pressa, do afago das mãos e as palavras sinceras de afetividade que pais e mães esquecem-se de proferir e sentir, trocando bens materiais, pela imprescindível presença do amor.
Sou mineira, uma caipira nascida em uma cidadezinha que muito me ensinou e me orgulho disso! Um orgulho que nunca me colocou acima de ninguém e que me ofereceu amigos vida a fora, de todas as classes sociais (não gosto muito dessa classificação, temos que ter classe educacional), cultura e diversidades que sempre contribuíram e muito para minha formação.
Ouvia minha avó dizendo que não importava se um “chefe de família” (hoje, homens e mulheres), estivesse à beira da morte, cabia aos filhos o respeito e a consideração pelo papel que o mesmo representa. Sinto-me mesmo fora de moda... Ensino meus filhos a respeitarem o outro, a serem verdadeiros e gentis, a amarem, a expressarem o amor com palavras e atitudes, a olharem nos olhos quando falam e a dizerem o que pensam com respeito e carinho. 
Muitas vezes me perguntei se os estou educando adequadamente, em um mundo que insiste em negar a importância da família, em que o ter sobressai o ser, em que a correria do dia a dia nos transforma em robôs sem sentimentos, onde agredir ou usurpar um colega de escola ou de trabalho tornou-se algo a ser admirado.  Na verdade, me pergunto tudo isso, não porque tenha alguma dúvida sobre o que o ensino, mas, e já me alertaram isso inúmeras vezes, “quem se importa com todos esses valores nos dias de hoje?”... Eu me importo e sei também que eles se importam. Apesar de crianças, sentem a indignação de verem que alguns dos amiguinhos não aprenderam aquilo que já interiorizaram, nada substitui o amor e dizem, apesar da pouca idade, “eu amo minha família!” Quanta coisa e quantas situações podemos evitar quando o verdadeiro amor existe? Quanta dor e quantos crimes podem ser impedidos quando sabemos que em casa, alguém nos espera e nos ama? Quanto sofrimento poderia ser minimizado se ao invés de comprarmos produtos caros e desnecessários, organizássemos nosso tempo para ir a uma festinha na escola de nossos filhos, ajudá-los na arrumação das mochilas, olhar seus cadernos de deveres e cdepositar palavras de carinho e incentivo nas avaliações e testes que eles nos mostram com medo e orgulho? Quanto admiração e respeito poderíamos construir nessa relação de afeto que nós serve de base segura para todas as decisões e atitudes futuras?
Estou sim em desuso e fora de moda, mas, já vi no rosto a indignação dos meus filhos quando pais deixam de ir a uma festinha dos filhos e enviam outras pessoas que passam a integrar sim a família e chegam a ser mais importantes que os próprios pais, por que ali estão presentes, mas, que jamais substituirão a necessidade da presença dos que ali deveriam estar.
Já ouvi uma mãe dizer que era apenas provedora, penso que na hora que essa pessoa de escolaridade avançada e “esclarecida”, proferiu essas palavras, não sabia mesmo o que estava dizendo. Podem me considerar ultrapassada, mas, eu me senti ofendida pela criança e fiquei imaginando se não passou a da hora de lembrar a algumas pessoas que só o amor educa e que podemos ler e ouvir todos os dias casos em que a ausência do amor, do afeto e da família causou estragos irreversíveis para inúmeros seres humanos que poderiam escrever histórias diferentes.
Jovens que atam fogo em índios, batem em empregadas domésticas, matam seus pais, envolvem-se em situações de violência e morte e depois são tomados pelo arrependimento tardio, caminhos sem volta, violências desmedidas de quem não conhece o que o amor. A cada caso desses que a mídia explora até que o ódio que existe em nós, caminhe energeticamente a cada um dos envolvidos, fica dentro de mim a dor e a reflexão de que a história poderia ser diferente se o que chamam de ultrapassado, de utopia, de piegas, de ilusão passasse a fazer parte da formação dessas pessoas desde os primeiros instantes de vida! É com profunda tristeza que escrevo tudo isso, porque a certeza que tenho é a de que tudo é mais simples do que se imagina, “a lição sabemos de cor, só nos resta aprender”.
Não adianta julgar, condenar, pedir pena de morte, linchar ou proferir maldições depois que essas atrocidades acontecem. Só sabe amar que foi amado, só sabe respeitar quem cresce em ambiente de respeito e carinho. Só se aprende quando alguém nos ensina e não há forma mais lúcida e verdadeira de ensinar, do que o próprio exemplo.
Estou em desuso, fora de moda... Acredito no ser humano, nas pessoas e no amor!
Wanderlúcia Welerson Sott Meyer
Publicado no Recanto das Letras em 11/07/2010
Código do texto: T2370820

Comentários

Gratidão

Certezas de Amor

Estavas ali, sempre estivestes. Não era matéria palpável Nem ilusão temporária Fazia parte dos dias Desde sempre... Um alento nos momentos de dor Uma esperança de amor Visitava-me nos sonhos Acariciava-me o rosto Registrava-se a presença Partia... Permanecia a sensação do encontro Serenidade pretendida Essência de sentimentos duradouros Suavidade que se sente Tal brisa suave tocando o corpo Indivisível êxtase Emoções desejadas Puras, intensas Tradução apropriada de Amor!

Amor maduro

Será preciso tempo para regenerar as lesões provocadas pelo desvario dos sentimentos. Não é possível afirmar se era amor de fato. Serviu como alento enquanto próximo estava. Agora, que apreende e absorve palavras proferidas sem nenhum compromisso estreito com a verdade, analisando frases soltas e atitudes contraditórias, percebe-se claramente a ineficiência das palavras que não condizem com a verdade. Realidade tão intensa quanto a fugacidade dos anseios de porvir. Confia cegamente na maturidade que se adquire, grata pelo aprendizado rápido e eficaz de que o amor, de fato, só existe nos atropelos da convivência, no encontro dos desajustes, no sentir mesmo nas turbulências, na expressão de respeito pelo que se é. Constância inconstante de emoções indefinidas e necessárias. Amadurecimento vagaroso determinado por momentos de desordem interna e externa. Cumplicidade que se expressa apesar dos enigmas e contradições de seres opostos que jamais se completam, apenas evoluem entre possív

Caminhos dicotômicos

Não lhe diria verdades, nunca as conheci. Tampouco desfecharia os inúmeros sonhos inconclusos que permaneceram latentes enquanto pensávamos estar no caminho. Nunca saberíamos se as estradas que escolhemos e as trajetórias que fizemos foram realmente escolhas. De fato, pouco valeria lastimar e fazer conjecturas. Basta-me a realidade detectada pela pupila dos olhos teus e meus, sentida na pele como distante toque etéreo. Adormecida, enquanto em vigília presumes e anseias o que jamais viverás. Reformulas vontades, despertando sorrisos que se encontram longe de ser o que desejas. Não seria lamento, apenas dúvida, suspeita de equívocos... Desconfiança de que, se os caminhos não fossem bifurcados e dicotômicos, se os desejos não fossem imaturos, ainda estarias ao meu lado. Wanderlúcia Welerson Sott Meyer